quarta-feira, 10 de junho de 2009

Solidariedade: Doação de Medula - Ajude a menina Aline ou outro que precise

O objetivo deste post é fazer um apelo para que todos se cadastrem como potenciais doadores de medula.
A chance de a medula do doador ser compatível com a de um paciente é de uma em 200.000. Por isto é tão difícil encontrar um doador e é tão necessário que o maior número de pessoas se cadastre no banco de dados de doadores.

O candidato a doador precisa ter entre 18 e 55 anos. Inicialmente tira-se um pouco de sangue (5ml), mais ou menos a mesma quantidade retirada para um exame de sangue comum. Após a análise, os dados do doador são cadastrados no banco de dados de doadores (REDOME - Registro de Doadores de Medula Óssea) e comparados com o banco de dados de pessoas que necessitam do transplante (REREME - Registro de Receptores de Medula Óssea).

Assim, não necessariamente a medula vai para a pessoa a quem você deseja doar, mas para quem for compatível com ela.
O procedimento de doação é simples: uma pequena cirurgia, de aproximadamente 90 minutos, em que são realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula. Retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 10%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde. Veja mais informações em:

No momento, está havendo no Recife uma campanha de procura por doadores, promovida pela família da garota Aline Coelho, de 18 anos, que está com leucemia e necessita com urgência de encontrar um doador compatível.

No Recife, a coleta de sangue para exame está sendo feita no endereço abaixo, mas há locais semelhantes em todas as capitais do País:

HLA Diagnóstico
R. Gonçalves Maia, 113 - quase vizinho ao Consulado Americano
Fone: (81) 3421-3387, 3423-5156

Cadastre-se. Você pode ser a única esperança de vida de alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário