terça-feira, 18 de agosto de 2009

Alerta: E-mails com tratamentos para a gripe A não passam de lenda

Do JC Online - Publicado em 17.08.2009, às 16h57:



Chá de erva-doce é citado em e-mail como remédio para a nova gripe, porém a informação é errada.


Assim como o número de casos de gripe A (H1N1) no Brasil, é cada vez maior a quantidade de mensagens que circula na internet com supostas dicas de tratamento para a doença. O chá de erva-doce tem aparecido em alguns desses e-mails como uma forma alternativa para curar os sintomas da nova gripe.


Sob o título "Tamiflu caseiro", a mensagem defende o uso do chá dessa erva que, de acordo com o e-mail, tem a mesma substância (anis estrelado) do estrato-base do Tamiflu, anti-viral recomendado pela Organização Mundial da Saúde para tratar casos de gripe A. "Trata-se de um excelente preventivo contra os efeitos do contato com o vírus H1N1, ou mesmo como remédio a ser tomado imediatamente após os primeiros sintomas de gripe, pois seu princípio ativo poderá bloquear a reprodução do vírus e mesmo evitar seu maior contágio", sugere um trecho da mensagem.


"Isso não tem nenhum fundamento!", reage o infectologista Vicente Vaz, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, área central do Recife. Ele aproveita para esclarecer que o Tamiflu não é indispensável no tratamento da nova gripe. "Não importa o que a pessoa vai tomar, seja chá de erva-doce, erva-cidreira. A maioria dos pacientes vai ficar boa sem precisar tomar qualquer tipo de medicação ou chá", enfatiza.


Veja na íntegra no JC Online: E-mails com tratamentos para a gripe A não passam de lenda

Repassado por Marinês Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário