quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Caçando Mitos: Duas luas em 27 de agosto?


Recebi a mensagem abaixo, que informa que nesta quinta-feira, 27 de agosto, marte aparecerá do tamanho da lua cheia, parecendo assim que teremos duas luas no céu.

Na verdade, esta mensagem circula todo ano nesta época, desde 2003, ano em que de fato Marte mais se aproximou da terra, mas não chegou nem perto de parecer outra lua. Ainda lembro bem, dava pra ver uma bolinha avermelhada.

Coincidência o não, o fato é que no fim de semana de 15 e 16 de agosto, observei uma estrela muito brilhante em frente à minha janela, que não piscava e aos poucos se elevava no firmamento. Era praticamente a única estrela visível, pois o céu estava bastante nublado. Quase certamente se tratava de marte, mas, é claro, não tinha qualquer semelhança com a lua.

Veja mais sobre esta lenda moderna em Quatro Cantos (o melhor site sobre lendas urbanas na internet).

A seguir, a mensagem:
-------------------------
De: ...
Enviada: Quarta-feira, 26 de Agosto de 2009 22:32:57
Assunto: FW: DUAS LUAS EM 27 DE AGOSTO

O Planetario Internacional de Vancouver, da British Columbia - Canadá, calculou a precisão em que Marte estará orbitando perto da terra (qual é a precisão?). Será no dia 27 de agosto de 2009 (só muda o ano).
Todavia, o mais interessante de tudo é que isto estava previsto em um código Maya, encontrado na piramide ao lado do Observatorio Estrelar em Palenque, Chiapas -México (eita!).
Com este cálculo matemático Maya, agora os Mayas estão sendo vistos como os gregos da America, e orgulho da Guatemala. (cada vez acrescentam alguma bobagem. ahahah)
Pelo menos, quatro ou cinco gerações da humanidade não voltará (sic) a ver este fenomeno natural, e poucas pessoas sabem até o momento, embora tenha sido noticiado em 11 de maio de 2009 (por quem?).
Duas Luas no Ceu
No dia 27 de Agosto, a meia noite e meia, olhe para o ceu,
O planeta Marte será a estrela mais brilhante do ceu, e será tao grande quanto a lua cheia, e estará a 55,75 milhões de kilometros da terra.
Não perca!!
Será como se a terra tivesse duas luas, e este acontecimento só se produzirá no ano de 2287 (na verdade, outra aproximação igual à de 2003 só daqui a 73.000 anos, segundo o astrofísico Rogério Mourão).
Divulgue esta informação, pois nem todos terão a oportunidade de rever (o velho apelo para disseminação do spam. Quando lerem isto em uma mensagem, podem apagá-la, que é lixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário