sábado, 2 de outubro de 2010

Quem ameaça a liberdade de imprensa?

Em editorial e matéria de 14 de setembro passado, a Folha de São Paulo alegou que o Brasil vivia um período de ameaças à liberdade de imprensa e citou como exemplo discurso que José Dirceu teria proferido, questionando "o excesso de liberdade de imprensa no país".
Durante semanas, de nada adiantaram os pedidos de retificação por parte de Zé Dirceu, que esclareceu que, ao contrário, teria afirmado que "nunca haveria excesso de liberdade de imprensa, pois quem enfrentou uma didatura sabe que liberdade de expressão nunca pode ser um excesso".
Pois bem, somente na quinta-feira, 30.9, o jornal publicou notinha admitindo o equívoco. Mesmo assim, em espaço infinitamente menor ao utilizado para explorar a suposta afirmação, inclusive em diversas matérias posteriores.

Por outro lado, no Paraná, o TRE tem censurado sistematicamente, a pedido do PSDB, a divulgação das pesquisas eleitorais (já são 8 pesquisas cuja divulgação foi proibida) que mostrariam a virada nas intenções de voto, com Osmar Dias (PDT) assumindo a liderança em lugar de Beto Richa (PSDB).

Agora me digam: de onde vem as ameaças à liberdade de imprensa, expressão e informação?

Do Blog de Zé Dirceu: A Folha de S.Paulo se retrata

Di site "Brasília Confidencial": TRE do Paraná já censurou oito pesquisas atendendo PSDB e aliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário